tudo-sobre-os-girassois-1.jpg

Os girassóis estão dentro das plantas mais bonitas e curiosas na hora do seu cultivo. Elas são famosas pelas suas sementes comestíveis e pelo movimento que faz a flor, seguindo ao sol, e é ali que surge seu nome.

Hoje vou lhes dar as dicas para que vocês possam começar a plantar girassol em casa e curtir todos os seus benefícios. Confira a seguir estas dicas.

Como plantar um girassol

Comece procurando um lugar no seu pátio ou jardim que receba muita luz do sol e que tenha bom espaço para estas plantas que podem chegar a ser de mais de 1,5 metros. O melhor jeito de ver crescer estas plantas é colocando-as num espaço com muita luz solar e no qual possa crescer até a altura que chegar.

Para cultivar girassol você precisará de muita água, em especial se eles são trasplantados ou se o clima for quente; eles precisam da mesma quantidade de água todos os dias. Existem algumas espécies com a flor de maior tamanho e peso que poderão precisar dum poste que as segure durante o crescimento. Certifique-se de não amarrar o talo com força ao poste, ou acabará estragando sua planta.

Como aproveitar as sementes de girassol

Quando as cabeças de girassol estão perto da maturidade, é preciso protegê-las das aves ou animais que vierem comer suas sementes. Para isso, é preciso cobri-las com sacolas, redes ou qualquer elemento que deixe passar o ar enquanto as protege.

Como saber quando o girassol está pronto para a colheita

Mire na parte de trás da cabeça do girassol, ela começará a passar de verde para amarelo. O momento exato para a colheita do girassol é quando a parte de trás de sua cabeça estiver completamente amarela.

Corte o girassol pela metade do talo e pendure-o num lugar escuro e seco até que a flor seque completamente. Você verá que as sementes irão cair ao sacudir a flor, e nesse momento poderá aproveitá-las para o que desejar.