como-semear-azaleias-no-seu-jardim-1.jpg

A planta azaleia é um arbusto muito popular e bonito, com brilhantes flores na primavera. Semear azaleias é o melhor jeito de dar vida a estas partes do nosso jardim que possam estar um pouquinho tristes porque, além de florescer, estas plantas produzem um aroma muito agradável e as flores podem chegar a ser brancas, alaranjadas, cor de rosa, lilás, douradas ou vermelhas.

Em alguns países é um costume plantar azaleias em vasos no Dia das Mães ou na Páscoa. Se você ganhar uma, após ela dar flores você poderá plantá-la no jardim.

Se você tiver um espaço livre no seu jardim e desejar plantar azaleias, deverá ler estes conselhos úteis que a gente irá lhe dar em MundoJardim.

As plantas de azaleias podem crescer desde sementes ou enxertos mas, em geral, os especialistas em jardinagem preferem transplantá-las porque, no caso deste arbusto, desde que você coloca a semente no solo à primeira floração passam quase 10 anos, e muitos não desejam esperar tanto. É por isso que, se você deseja um jardim com flores de azaleias, o melhor é ir na floricultura e comprar um arbusto já prontinho.

O melhor momento para plantar ou trasplantar azaleias é na primavera ou no começo do outono. Estes arbustos coloridos preferem os solos ligeiramente mais ácidos do que o normal (um P.H. De 5.5) e crescem melhor em lugares bem iluminados, mas procure para que não tenham muita luz direta porque o sol pode acabar queimando as suas folhas.

Existe outro cuidado muito importante para este arbusto, e ele consiste em evitar que lhe chegue vento direto, es especial os ventos fortes. Em geral é uma boa dica colocar esta planta aos pés de alguma árvore de maior tamanho, contra alguma parede ou cercado. Elas preferem o solo úmido, em especial durante o verão, por isso você terá que cuidar para lhe dar água suficiente.

Quando seu arbusto de azaleias é jovem, o recomendado é podá-lo para estimular o seu crescimento e o momento adequado é no começo da primavera, mas você precisa tomar cuidado para não diminuir a quantidade de flores. Se você se emocionar com a poda, irá ficar sem flores por uns 2 a 3 anos.

No outono, as azaleias irão perder as suas folhas, e por isso você precisa proteger o arbusto no inverno. Compre forros protetores contra o frio e coloque um em cada planta assim que elas ficarem sem folhas.

  • Como-semear-azaleias-no-seu-jardim-2

  • Como-semear-azaleias-no-seu-jardim-3

  • Como-semear-azaleias-no-seu-jardim-4

  • Como-semear-azaleias-no-seu-jardim-5