combater-ervas-daninhas-com-vinagre-imagem-2-jpg.jpg

O vinagre tem sido usado como condimento para os alimentos, como um conservante e também como um produto de limpeza eficaz. Estas características são as que conhecemos do uso diário do vinagre nas nossas casas. Mas até que ponto conhecemos as aplicações do vinagre?

Ultimamente o vinagre mostrou que é um herbicida de largo espetro em potencial. A sua eficácia no combate das ervas daninhas vai depender muito da idade da erva daninha e da concentração de ácido acético que o vinagre contém. O vinagre usado em casa tem 5% de ácido acético, mas há outros vinagres que têm entre 15 e 30% deste ácido. Portanto, para combater as ervas daninhas um vinagre mais ácido será mais eficaz.

Como se trata de um ácido, o vinagre pode diminuir um pouco o PH do solo, mas é apenas um efeito temporário. Após a primeira rega o vinagre dilui e a terra voltará a ter níveis de PH normais.

É simples aplicar o vinagre como herbicida, basta pulverizar diretamente as folhas da erva daninha com bastante vinagre. Não deve aplicar quando há previsão de chuva porque vai diluir o vinagre e não faz o efeito desejado. Também não se deve aplicar o vinagre quando há muito vento pois pode pulverizar as plantas do jardim.

A melhor altura para aplicar este herbicida é quando as ervas daninhas ainda estão tenras e pouco desenvolvidas. Para irradicar definitivamente as ervas daninhas terá de aplicar o vinagre várias vezes com 2 ou 3 dias de intervalo entre cada uma.

Esta técnica também pode ser usada nas frestas do pavimento, onde costumam crescer ervas todos os anos.

  • Combater ervas daninhas com vinagre. imagem 3 jpg